domingo, 14 de dezembro de 2008

Como devo proteger minha antena parabólica contra raios?

Não existe no planeta, uma proteção total contra raios, pois não podemos nos manter isolados numa gaiola blindada sem qualquer ligação elétrica com o resto do mundo. Felizmente, a antena parabólica, por ter forma arredondada, é menos suscetível à danificação por descargas elétricas do que objetos pontiagudos, como os pára-raios

Como proteger a antena? O ideal é procurar um lugar não muito elevado, mas de onde se possa enxergar o satélite e que esteja dentro do cone de proteção de um pára-raios Franklin. É recomendável que este seja equipado com agulhas dissipadoras de eletricidade estática (como as colocadas perto das pontas de asas dos aviões para a mesma finalidade). Essas agulhas reduzem a diferença de tensão entre a terra e as nuvens de que se originam os raios, diminuindo o risco de ruptura

Independentemente do sistema de pará-raios existente no prédio, é recomendável ligar toda a estrutura da antena parabólica - através de um cabo grosso e possivelmente reto - a três barras aterradas, convenientemente localizadas e interligadas.

Para proteger melhor o LNB, pode-se formar, na saída dele, com o cabo coaxial e o cabo do polarotor juntados, um reator de quatro espiras com diâmetro de 20 cm, devidamente espaçadas para não pular faísca entre elas. O reator oferece resistência elevada à frente aguda da descarga, que, pela lei de menor esforço, procura alcançar a terra através da menor resistência possível, sem passar pelo LNB.

Nenhuma dessas medidas, entretanto, garante 100% de proteção, uma vez que os raios não obedecem a qualquer tentativa de padronização. Instalações profissionais costumam ser dimensionadas para oferecer proteção em 99% das descargas. Desligando o receptor de satélite do cabo coaxial, da rede e do televisor durante tempestades, ele fica praticamente 100% protegido.

Mais informações e valores numéricos sobre proteção contra descargas e pulsos eletromagnéticos se encontram no Capítulo 19, item 19.1, do Handbook do Radioamador, lançado pela Edusp - Editora da Universidade de São Paulo.

0 comentários:

Localizador de Satélite

LOGO © 2010 Portal de notícia dos satentusiastas. Turner Broadcasting System, Inc. Todos os direitos reservados.
Termos de serviço | orientações de Privacidade | práticas de publicidade | Anuncie com a gente | Sobre nós | Contacte-nos | Trabalhe conosco | Ajuda

Informação de sistema de Tv e Rádio FTA.


Contato:

J® Satentusiastas

E-mail:

jr_alves_lima@hotmail.com

Fone: (0xx87)8826-9872

---------------------------------------------------------------

*Evite problemas com a justiça está proibidas cópias dos conteúdos (textos) do J® Satentusiastas - Proteção de direitos autorais.


Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites