sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O que são dBW, dBm e dBi?


Como já foi dito na resposta anterior, dBW, dBi e dBm são variantes do dB. A diferença é que estes conceitos utilizam uma referência especificada para P1. O dBW, por exemplo, é a relação onde P1 é igual a 1 W. Assim, quando um amplificador de potência tem saída de 100 W, pode-se simplesmente dizer que ele tem saída de 20 dBW. A potência em dBW pode ser entendida desta forma: "20 dBW quer dizer que a potência é 20 dB superior à potência de 1 W".

O dBm utiliza como referência para P1 o valor de 1 mW e não de 1 W, como é o caso do dBW. Assim, qualquer potência em dB em relação a 1 mW é expressa em dBm. Por exemplo: a potência na saída de um oscilador de microondas é de 10 mW, ou seja, é de 10 dBm.

Já o dBi caracteriza o ganho de uma antena em dB utilizando como referência o radiador isotrópico, uma espécie de antena ideal, com 100% de eficiência, impossível de ser conseguida no mundo real. Neste radiador teórico, a potência aplicada é irradiada com densidade constante em todas as direções. Utilizando o dBi para classificar as antenas, sabe-se o quanto ela se aproxima desta "antena perfeita".

Da mesma forma, a EIRP dos satélites, ou Efective Isotropic Radiated Power - Potência Isotrópica Efetiva Radiada -, é apresentada em dBW e caracteriza a intensidade de sinal proporcionado pelo satélite ao chegar ao solo.

Neste mês, as perguntas foram respondidas pelo engenheiro Carlos Guerra de Almeida Gomes,diretor industrial da Zirok/Videosat.

0 comentários:

Localizador de Satélite

LOGO © 2010 Portal de notícia dos satentusiastas. Turner Broadcasting System, Inc. Todos os direitos reservados.
Termos de serviço | orientações de Privacidade | práticas de publicidade | Anuncie com a gente | Sobre nós | Contacte-nos | Trabalhe conosco | Ajuda

Informação de sistema de Tv e Rádio FTA.


Contato:

J® Satentusiastas

E-mail:

jr_alves_lima@hotmail.com

Fone: (0xx87)8826-9872

---------------------------------------------------------------

*Evite problemas com a justiça está proibidas cópias dos conteúdos (textos) do J® Satentusiastas - Proteção de direitos autorais.


Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites